Born This Way: o novo, o estranho e revolucionário

Em 2011 o álbum Born This Way era lançado, um sucesso de vendas e nas paradas musicais, chegava nas prateleiras e nas plataformas de Streamings. O álbum foi uma ligação entre Lady Gaga, Fernando Garibay e o DJ White Shadow que aparecem em quase todas as faixas como produtores e até como compositores. Garibay e Shadow são excelentes DJs e produtores musicais, eles estão entre os melhores dos Estados Unidos e ganharam maior notoriedade com o lançamento desse maravilhoso álbum que foi produzido entre 2009 e 2011 na Gravadora Interscope Records.

Com nome forte, Born this Way, que em tradução livre significa "Eu não Assim", foi um prato cheio de hits de aceitação, autovalorização e autoconhecimento que foi conduzido para as boates, festas e o público daquela época. Tanto êxito para inúmeras posições alcançadas em diversas paradas musicas nos Estados Unidos e o no mundo. Isso significa que agradou ao público do Mainstream que ouvia as canções com maior frequência.

 Com elementos de Eletropop, dancerock, electrorock, dentre outros, o álbum foi fortemente influenciado pela década de 1980, época de ouro do pop. Houve até algumas paridades da canção Born this Way com Express Yourself de Madonna lançado em 1989, Whitney Houston em outra canção do disco, e um sample da banda Britânica Queen na canção You and I, revelando as referências de uma época que Lady Gaga também presenciou e alguns de seus seguidores não.

A capa e a contracapa do disco mostram bem o que vai ser ouvido no álbum: o estranho; o oculto; a fuga dos padrões pré-estabelecidos pela sociedade; liberdade feminina e de tribos; chifres artificiais; gosmas; roupas da cor nude; jaquetas de couro; penteados fogosos. Um verdadeiro choque era o objetivo de Lady Gaga, que na época estava ainda com apenas 3 anos de carreira, após ser descoberta em 2008 e havia ainda a  necessidade, por parte dela e de sua equipe, em criar algo que segue uma estética única e marcante, mas que continuasse verdadeira e profunda. 

Curioso, que todas as faixas seguem a mesma arguição "eu sou desse jeito", "eu sou o meu cabelo, essa é a minha religião" ou com teor mais oculto em "eu vou me casar com a noite [...] Não vou desistir da minha vida, sou uma rainha guerreira", ou delator “Sou uma Prostituta do governo [...] Coloque suas mãos em mim John F. Kennedy onde expõe a prostituição entre os poderosos. Curioso, divertido, atrevido e acusador.  Pois, conectou a geração passada, atualmente adulta, a compreender o mundo e o desafios que nele existe de uma outra forma, capaz de deixar uma marca e entrar para história dos álbuns de maior sucesso e reflexão do POP até hoje, 10 anos após o lançamento oficial. 

Comentários

Anônimo disse…
Ela é perfeita, amo!!!!
Germanotta disse…
Gostei da abordagem. Minha favorita é Marry the night
PAULO disse…
CARALHO! Td mundo gosta desse dela.
Anônimo disse…
copia madonna até hj kkk falo e sai correndo
La usurpadora disse…
Produjo el mejor disco de la década, muy valiente para hacer un disco así.